Dúvidas sobre Segurança Pessoal

Home / Artigos / Dúvidas sobre Segurança Pessoal

O que é?

A atividade de segurança pessoal é exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas. Cabe ao segurança pessoal o ato de proteger uma pessoa ou grupo de pessoas de forma individualizada.

Quem são os usuários habituais do serviço de segurança pessoal?

Dentre os principais usuários deste tipo de serviço estão chefes de estado, artistas, banqueiros e empresários de grandes organizações.

Quais as exigências para o vigilante pessoal?

O vigilante passa por uma série de cursos de formação, extensão e reciclagem exigidos pela Polícia Federal, além de diversos treinamentos exclusivos para a proteção de pessoas, de acordo com o grau de risco ao qual o cliente está exposto.

O vigilante pessoal utiliza arma de fogo?

A maioria das técnicas utilizadas visa a segurança pessoal e a utilização de arma de fogo é o último recurso utilizado na segurança pessoal, que tem como função retirar o protegido da área de risco. Por este motivo, a antecipação aos possíveis incidentes e agressores é fundamental neste tipo de atividade.

A preocupação com a segurança pessoal é crescente?

Segundo pesquisas a procura por segurança pessoal cresce em média 10% a cada ano devido aos altos índices de violência no Brasil.

O que é necessário para que uma empresa atue na área de segurança pessoal?

Atender todas as exigências da legislação e as normas estabelecidas pela Polícia Federal, que é o órgão responsável pela fiscalização do setor. (Saiba mais em Dúvidas Jurídicas)

Como posso saber se uma empresa de segurança pessoal atua dentro da lei?

Antes de contratar um serviço de segurança é aconselhável fazer uma análise da situação da empresa junto à Polícia Federal e colher informações das associações e sindicatos do setor. Estas entidades, constantemente, realizam ações para ajudar no combate à clandestinidade e proteção desta importante atividade econômica.